Mantenedora, Direção e Coordenadores

Carta aos Pais

Marília, 23 de março de 2020.

Aos nossos queridos alunos e familiares:

Neste momento de provação, em que estamos obrigados ao enfrentamento de um desafio desconhecido, cujas implicações e consequências sequer ainda somos capazes de compreender e dimensionar, é certo que os esforços de superação exigirão cooperação mútua, coragem, confiança e disciplina.

A pandemia do Covid-19 está a exigir de todos precauções e cuidados que nos impedem de permanecermos acomodados na inércia, ou imobilizados com os caprichos de uma teimosia ingênua que resiste em adaptar-se às novas exigências de reorganização da vida.

Compreendamos que a comunidade escolar do Colégio Bezerra de Menezes, constituída por alunos, professores e corpo técnico-administrativo, alcançará maior proeminência em seus objetivos acadêmicos, diante do cenário disruptivo do Covid-19, na medida em que contar, sem restrições, com a cooperação imprescindível de todos os pais. Talvez nesse ponto, resida nosso maior desafio. Confiamos sermos merecedores dessa cooperação!

O Colégio Bezerra de Menezes está preparado e qualificado para prosseguir no desempenho de todas as suas atividades escolares de Ensino Infantil, Fundamental e Médio, tanto pedagogicamente quanto tecnologicamente, de modo a desenvolver os mesmos conteúdos curriculares aplicáveis em tempos de regularidade acadêmica antes do advento do Covid-19, sem abalo.

Esta capacidade tecnológica e pedagógica constitui-se em importante diferencial institucional, porquanto não nos obriga a suspender aulas por prazo indeterminado ou até mesmo conceder férias antecipadas imediatas ao corpo docente, medidas que acarretariam transtorno acadêmico ainda maior.

Desde algum tempo, apoiado em parceria com o sistema de ensino SAS, e comprometido com investimentos contínuos em Tecnologia e Sistemas de Informação, o Colégio Bezerra de Menezes capacitou-se e qualificou colaboradores para, gradativamente, enfrentar os desafios e as exigências destes tempos, distanciando-se do analógico e aproximando-se do digital.

Aos pais que compreenderem a importância de seu envolvimento com as atividades escolares dos filhos neste momento de transição, que implica a substituição repentina do modelo presencial pelo modelo virtual, além de muito apoiarem seus filhos nas dificuldades naturais de ajuste ao novo, se certificarão da veracidade da autonomia de vanguarda que permite à escola sustentar a continuidade regular de seu modelo pedagógico sem rupturas.

Para que tudo quanto fora planejado seja executado com sucesso, não dispensamos o elo mais importante: vocês, pais e mães!

Os predicados necessários mencionados no parágrafo inaugural desta mensagem não foram dispostos ao acaso.

Cooperação mútua significa envolvimentos paterno e materno, especialmente nos primeiros anos de ensino, onde o aluno pode não apresentar ainda o domínio dos sistemas eletrônicos, e, assim, dificultar sua navegabilidade no acompanhamento das atividades, embora apresentadas de maneira simples e interativa.

Mas cooperação mútua tão somente não basta. Aos pais e mães está destinada a implantação de um vetor que assegurará o êxito: disciplina. Significa dizer que é de responsabilidade dos pais e das mães assegurarem que seus filhos cumpram os horários diários estabelecidos no calendário escolar e as respectivas atividades.

Espera-se a compreensão de todos no sentido de conscientizarem-se de que são aulas regulares e permanentes.

Sentimo-nos orgulhosos ao comparecer perante os pais e mães de nossa comunidade escolar, convictos de poder afirmar que cumpriremos com os conteúdos curriculares programados para todos os anos do ensino infantil, fundamental e médio, nos termos da programação estabelecida no calendário escolar, porque tivemos a coragem de nos desafiarmos a realizar a melhor educação, baseada na confiança e no apoio recíprocos.

Atenciosamente,

Mantenedora do Colégio Bezerra de Menezes